Prezados Amigos

O crescimento constante do Colégio Brasileiro da International Hepato-Pancreatic-Biliary Association (CB-IHPBA) nos últimos anos é resultado do trabalho hercúleo de sucessivas gestões, congregando os núcleos de cirurgia hepato-pancreato-biliar (HPB) no país, estruturando a Sociedade, assim como polarizando forças com o ingresso de novos associados.

Nesta esteira, diversos Simpósios e Congressos HPB têm sido realizados em todos os recantos do Brasil. O interesse progressivo no desafio diagnóstico, assim como pelas cirurgias complexas HPB, tem tornado as discussões destes encontros profícuas, com grande troca de experiências entre os membros. Este ambiente de cirurgiões experimentados e amigos associado à embates científicos fervorosos tem resultado na formação da “grande família HPB Brasil”.

O coroamento desta Sociedade veio recentemente com o privilégio de termos recebido no Brasil o Congresso Mundial do CB-IHPBA. O indiscutível sucesso obtido com esse encontro permitiu que nossa Sociedade com seus membros obtivessem projeção internacional, expondo a exuberância científica e técnica dos cirurgiões brasileiros, assim como sua capacidade organizacional.

Neste contexto, o CB-IHPBA tem consolidado a sua importância na comunidade científica brasileira, tornando-se pilar científico e guia de condutas, não apenas nas cirurgias HPB, como também no que envolve as afecções relacionadas. O respaldo disto tem sido construído nas infindáveis discussões multidisciplinares com especialidades afins como a oncologia clínica e cirúrgica, gastroenterologia, hepatologia, radiologia, entre outras. Com o mesmo interesse, especialidades como fisioterapia, enfermagem, e nutrição têm reforçado estas fileiras de discussão multidisciplinar, formando um pensamento único de ofertarmos o melhor tratamento e resultado para as complexas patologias que envolvem a esfera HPB.

Com este foco de qualificação multidisciplinar e crescimento, receberemos em Porto Alegre nos próximos dias 07 a 09 de setembro de 2017 o VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Hepato-pancreato-biliar. Queremos um congresso crítico, rico em discussões e trocas de experiências, onde as mais recentes novidades da área sejam apresentadas e discutidas, tornando-se um encontro atraente àqueles cirurgiões que têm a cirurgia HPB em sua prática diária, assim como aos jovens cirurgiões que almejam cirurgias complexas HPB.

Para tanto, estamos preparando para este Congresso salas de apresentação e discussões multidisciplinares, Simpósios paralelos temáticos e da indústria, apresentação oral de trabalhos científicos, vídeos de cirurgia, e pôsteres. Todos esses fugindo do modelo de conferência, em prol de respostas a perguntas pontuais, apresentação de novidades científicas, discussões de casos clínicos, e embates de temas polêmicos, sempre dentro do conceito multidisciplinar. Neste mesmo ímpeto, a internacionalização do grupo de cirurgiões HPB Brasil, estimula que o Congresso seja o palco de uma maior integração com as Sociedades coirmãs ao redor do mundo, quando 20% dos temas discutidos deverão ser apresentados em inglês.

Se o Congresso Brasileiro de Cirurgia HPB nasceu do entusiasmo de experts na área, tornou-se agora vitrine dos resultados nacionais, das façanhas técnicas aqui realizadas, e lugar da vanguarda da cirurgia HPB sul-americana.

Participem com suas experiências, vídeos e trabalhos científicos. Esperamos todos em Porto Alegre para juntos desfrutarmos do encontro da família HPB.

 

Cordialmente

Fábio Luiz Waechter, MD
Presidente do VIII Congresso do CB-IHPBA

Prof. Dr. André Luís Montagnini
Presidente do CB-IHPBA

DATAS IMPORTANTES

  • ATÉ
    23.07.17
    Prazo final para
    submissão dos trabalhos
  • A PARTIR DE
    08.08.17
    Resultado da avaliação
    dos trabalhos e envio dos
    aceites aos autores
  • ATÉ
    18.08.17
    Pagamento inscrições
    para apresentação dos
    trabalhos no evento
  • ATÉ
    18.08.17
    Envio do pôster eletrônico
    para apresentação no evento